O alongamento da perna após a cirurgia de artroplastia de quadril de rotina deve ser raro, mas, às vezes, é necessário. Quando o quadril operado é alongado, tornando-o mais longo do que o quadril não afetado, melhora a estabilidade do quadril e reduz o risco de luxação. Isso aumenta a tensão muscular ao redor do quadril e reduz o risco de impacto das articulações esferoides e, assim, melhora a estabilidade geral do quadril. Normalmente, o alongamento ocorre em procedimentos mais complexos ou durante a revisão da artroplastia de quadril.
Para uma artroplastia de rotina do quadril, existem inúmeras verificações de segurança que são usadas para tentar tornar o comprimento da perna normal. Para começar, muitos cirurgiões irão modelar seus raios-X (colocar imagens transparentes de implantes de diferentes tamanhos sobre os filmes de raios-X) antes da cirurgia para planejar o tamanho dos implantes que serão necessários e como eles precisarão ser posicionados. No momento da cirurgia, os implantes experimentais são usados antes da colocação dos implantes finais para testar a estabilidade do quadril através de uma amplitude funcional de movimento e avaliar o comprimento da perna. Por fim, o seu cirurgião será capaz de avaliar clinicamente o comprimento da perna para garantir que não haja alongamento adicional antes da conclusão do procedimento. Como resultado, o alongamento “verdadeiro” da perna é incomum após a artroplastia de quadril.
No entanto, não é incomum que os pacientes sintam que sua perna é muito longa após a artroplastia de quadril. Isto é o que consideramos uma discrepância aparente no comprimento da perna. A sua perna operada não fica mais longa após a cirurgia. Esta discrepância aparente no comprimento da perna resulta de uma contratura no quadril artrítico (pré-cirurgia) que limita a amplitude de movimento do quadril. Como resultado, a sua pelve se acomoda e inclina para baixo no lado artrítico.
Uma vez que o seu quadril tenha sido substituído, a contratura no quadril será sanada e seu movimento ficará melhor. No entanto, a sua pélvis ainda permanecerá inclinada para baixo no lado que foi operado. Tal inclinação pélvica é flexível e, com o tempo, se equilibrará. Quando esse equilíbrio estiver presente, o comprimento de suas pernas deve se igualar. Em alguns casos, esse processo pode levar vários meses.
Talvez, o seu cirurgião lhe oriente a fazer exercícios para ajudar a corrigir esta inclinação pélvica. Mas, é fundamental que você não use palmilhas no sapato, a menos que seja orientado a fazê-lo pelo seu cirurgião. A palmilha fará com que você se sinta mais equilibrado do ponto de vista do comprimento da perna; no entanto, evitará que a sua pelve se autocorrija para uma posição mais equilibrada.
Outra razão pela qual os pacientes podem sentir como se sua perna fosse muito longa após a artroplastia de quadril é devido à sua antiga artrite. Com artrite avançada do quadril, muitas vezes, há algum encurtamento da perna afetada, além do desgaste da articulação. O comprimento das pernas será avaliado durante a cirurgia para esclarecer esse encurtamento, mas realmente pode parecer estranho logo depois do procedimento.
Em suma, o comprimento da perna deve ser o mesmo após a cirurgia, mas não fique surpreso se a perna operada parecer muito longa inicialmente. Essa é uma situação comum e se corrigirá com o tempo. Se você está considerando a cirurgia de artroplastia de quadril, fale com o seu cirurgião sobre essas preocupações. Ele ou ela será capaz de fornecer orientações específicas para a sua condição.
Escrito por Thomas J. Aleto, médico
Cirurgião ortopédico
Consultor contratado pela Zimmer Biomet
O dr. Thomas J. Aleto é um cirurgião ortopédico credenciado pelo Conselho de Medicina em Columbia, Missouri. É especializado em cirurgia de artroplastia de quadril e joelho.